quinta-feira, 30 de outubro de 2008

“Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?”

“Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?”

A escola, por ser um espaço coletivo de interação e transformação de pessoas, necessita de uma ampla utilização de novas ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Para tanto é necessário que haja estruturas física, procedimental e formativa adequadas para que se operacionalizem projetos pedagógicos com um mínimo de qualidade.

Muitas vezes fala-se de políticas públicas para inclusão digital; de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas educacionais apropriadas e "antenadas" com a nossa realidade; e de projetos inovadores e diferenciados na escola; porém o desenvolvimento desses projetos na escola ficam emperrados em aspectos burocrático-administrativos, que muitas vezes acabam atrapalhando o desenvolvimento de atividades propostas pelos professores.

Para que o computador chegue a ser uma ferramenta útil, contribuindo para a formação e transformação de nossos alunos, será necessário além de vontade política das pessoas envolvidas no processo educacional, um gerenciamento técnico mais próximo das unidades escolares e dos professores.
O conhecimento técnico tem de ser um aliado das propostas pedagógicas.


Como realizar pesquisas, análises e produções com nossos alunos, com esse excessivo cerceamento e controle quanto à navegação de sites no laboratório da escola?


O professor é a pessoa mais adequada para saber o que é, e o que deve ser estudado e pesquisado pelo aluno. Só ele, convive diariamente, e sabe com precisão, quais são as necessidades e quais os caminhos deverão ser percorridos e transitados pelos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.

Há necessidade de uma conexão mais rápida entre os eixos educacionais, gerenciais e administrativos, pois o nosso maior interesse é a formação e principalmente a transformação do nosso aluno.

Só para amenizar um pouco o tom do texto, gostaria de citar a leitura que fiz da teórica Lucília Helena Garcez, em A leitura da imagem, onde ela destaca que há muitos procedimentos que são comuns à análise do texto e da imagem e propõe que a escola elabore, nas diversas áreas de conhecimento, estratégias concretas para que os jovens desenvolvam a competência de analisar, compreender e interpretar de forma crítica a avalanche de imagens à qual estão expostos.

Para ocorrer na escola processos de análise, compreensão e interpretação crítica é necessário uma mediação única e exclusiva dos professores.

Aguardo comentários e colaborações.


Getúlio Paiva

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O mestre da Paz

Grande John Lennon... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" ...


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Novas normas ortográficas para 2009 e dicionário Aulete livre

Caros alunos, professores e leitores.
Para o ano de 2009 teremos várias alterações na ortografia Brasileira.
Para ficarmos atualizados com as novas normas estou disponibilizando o endereço de um dicionário Aulete com código aberto e um resumo com as novas normas ortográficas brasileiras.
É só clicar nos links abaixo para atualizar-se.

http://www.aulete.portaldapalavra.com.br

http://www.aulete.portaldapalavra.com.br/acordo/regras_simplificadas.pdf


Grande abraço a todos!

sábado, 25 de outubro de 2008

Clube da esquina - por Salomão Borges

Grande hino da música mineira interpretada por diversos músicos no Brasil e no mundo.
Vocês poderão conferir a interpretação do próprio compositor dessa belíssima canção, Lô Borges.
Em uma próxima postagem colocarei a disposição de vocês o mesmo tema interpretado pelo corpo docente do Bernardino de Souza Pereira.
Aguardem!



quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Postagem de estréia

Esta é a primeira postagem do blog dos professores da Escola Municipal Bernardino de Souza Pereira.
Este blog terá a característica de ser um blog colaborativo em que participarão vários professores de disciplinas afins.
Caros professores,apresentem-se e adicione o seu e-mail para que eu possa relacioná-los como colaboradores.
Poderão ser montados projetos interdisciplinares em que haja interação e participação de todos.
Aguardo comentários, acesso e sugestões.

Getúlio Paiva