segunda-feira, 24 de agosto de 2009

JOGO DE STOP ON LINE


Boa noite, leitores e professores!
A dica pedagógica de hoje é o tradicional e folclórico jogo de stop.
Gostaria de agradecer a indicação da professora Sylene Sciencio, que após realizar pesquisa sobre ferramentas educacionais durante o curso do Proinfo, compartilhou com os colegas essa interessante ferramenta
O jogo é disponibilizado on line pelo site:

Você poderá jogar on line com pessoas da rede mundial de computadores ou até mesmo o professor montar a sala de jogos para que seus alunos brinquem.
Uma ótima ideia é o professor criar a sala e disponibilizar uma senha para que só participem do jogo pessoas convidadas, assim evitando participações indevidas e o desvio do foco para o jogo, pois há a possibilidade de interação durante as rodadas.
Outra possibilidade é que a pessoa que crie as modalidades livremente:
Ex: NOME, COR, FRUTA, LIVRO, BANDA... O QUE VC QUISER LISTAR.

Grande abraço e bom jogo!!!

Boletim Arte na Escola

Olá, queridos leitores!
Leia na íntegra o boletim ARTENAESCOLA edição de julho a setembro de 2009 - nº 54.
Clicando no ícone da revista você poderá ter acesso à edição.
Boa leitura!

Grande abraço!!!


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Divagações sobre Hipertexto

UMA LEITURA DO HIPERTEXTO

O hipertexto tem particularidades bem diferenciadas se comparado ao texto convencional, pois supera as limitações de linearidade transformando a nossa escrita unidirecional para outra multidirecional e plural, proporcionando a colaboração, construção e a reconstrução de conceitos.

O hipertexto abre um leque de opções para o consumo e produção de textos, ampliando possibilidades de produção coletiva dos textos possibilitando alterações e correções de forma colaborativa sempre estabelecendo conexões entre os conceitos.

A grande vantagem quando se elabora um hipertexto, é a possibilidade de checar referências bibliográficas, imagens, sons, gráficos, mapas e tudo que se possa ilustrar de maneira mais completa o nosso texto (hipertexto).

Quando fazemos a leitura de qualquer texto, sejam eles informativos, literários, poéticos, musicais e/ou imagéticos, automaticamente construímos mentalmente os nossos hipertextos, nossas conexões, que notadamente são influenciadas pelo nosso repertório.

O nosso pensamento não se processa de forma linear, portanto a arquitetura dos hipertextos e muito semelhante aos processos de elaboração e construção do nosso pensamento.

Uma pagina da internet é um bom exemplo de hipermídia, portanto se caracteriza por ser um documento digital com diversos blocos de texto interconectados por meio de elos (links).

Objetivando a construção do conhecimento de maneira colaborativa, o hipertexto é uma ferramenta poderosíssima, pois motiva a investigação, a pesquisa e a autonomia; não delimita o ponto de chegada (conclusão), mas valoriza o percurso, e as escolhas do nosso trajeto de leitura/construção. Como o nosso cérebro, o hipertexto e/ou hipermídia e essa grande rede de conexões onde novos caminhos são propostos e percorridos, a metáfora do homem pós-moderno.