domingo, 9 de novembro de 2008

FERREIRA GULLAR E A HISTÓRIA

Poesia é uma grande paixão minha.

Ela é uma das coisas mais belas que a humanidade fez.

Tento na medida do possível trazê-la para a sala de aula.

Tento despertar o encantamento dos meus alunos pelas palavras...

Percebi que antes de iniciar o estudo sobre escravidão no Brasil na 6ª série seria interessante discutir o significado e a situação atual do trabalho.

Nesse momento, minha velha amiga poesia entrou.

Levei para os alunos a poesia ' O açucar ' de Ferreira Gullar.

Lemos a poesia e depois discutimos os questionamentos colocados pelo poeta.

A partir dessa discussão voltamos ao passado colonial para analisarmos o trabalho escravo.

Para finalizar a aula pedi aos alunos que fizessem uma releitura da poesia por meio de desenhos, colagens ou outras poesias.

Abaixo está uma das poesias feita pelos alunos.

Essa é da aluna Renata Santos da 6ª série B.



Elaine Martins


"Hoje em dia todo mundo trabalha

uns gostam,outros não.

A vida de trabalho não é facíl

todos dão um baita durão.

Alguns trabalham muito

e ganham pouco.

Outros trabalham pouco

e ganham muito.

Trabalho escravo é horrível

ainda bem que não existe mais.

A revolução francesa é incrível

fez acabar a escravidão.

Melhorou a vida do cidadão"

35 comentários:

Getúlio Paiva disse...

Excelente iniciativa da professora Elaine Martins de História.

O Bernardino é uma escola que possui alunos com diferenciados interesses como a literatura, a música, as artes visuais, o esporte etc.
Os professores frequentemente
desenvolvem inúmeros projetos.
Estamos aguardando os próximos relatos tanto da professora Elaine como de outros professores colaboradores.
Parabéns Elaine e Renata!

Professora Sheila disse...

ISSO QUE É TRABALHO....
ISSO QUE É INTERAÇÃO... PROFESSOR/ALUNOS...
ESSA ESCOLA FAZ E ACONTECE.. PRINCIPALMENTE POR TER PROFESSORAS COMO A ELAINE... SEMPRE A FRENTE... SEMPRE COMPETENTE NO QUE FAZ...
LINDO SEU TRABALHOOOOOO...

SOU SUA FÃ...

Anônimo disse...

gostei muuuuito!claro é meu rsss...
mas é sério fik dahora modétia parte.
esse dia eu tava inpirada!
waleu profªELAINE.

Anônimo disse...

Legal

Anônimo disse...

Legal

Carlos 6ªB

Anônimo disse...

bem legal o poema, ta bem legal renata, falou muito bem sobre a vida do trabalhador, sobre a escravidão, parabéns.

Anônimo disse...

nooosssaaa....
minha miga é demais...aprendeu comigo (até parece)!!!!
Bom,eu amei eu não trabalho,mas gostei muuuuuiiito0...
para´béns AMIGA!!!

Anônimo disse...

mto bom seu texto Renata
Vc falou sobre tudo da escravidão
Ótima poesia!!

Anônimo disse...

Professora Elaine,eu achei muito legal esse seu trabalho....
Fala sobre o tema que nós estudamos, sobre a escravidão...

Anônimo disse...

RENATA NEEEEEEEERD

Anônimo disse...

anonimo disse:
sem comentarios

Anônimo disse...

eu gostei ficou interessante,muito legal.essa poesia ficou boa,ficou da horaaaaaaaaaaa
gostei rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

AE O POEMA EH DA RENATA E NAO DA ELAINE DEEEEEEEEER
TEM 1 DE CADA, COMENTA NOS DOIS

Anônimo disse...

Ficou muito legal o pOemA da Renata....=]

Renata continue assiM....

Anônimo disse...

pedirao para fazer um comentário
um comentario

Anônimo disse...

ficou legal minha poesia,modéstia parte,é meu claro!!!!
de quem poderia ser?
brincadeira.
esse dia eu tava inspirada!!!!

Anônimo disse...

Ficou muito legal seu trabalho Renata. Adoramos espero q seja assim sempre espirada.

paulo disse...

Nos achamos o poema da Renata muito bom pois fala como os escravos foram libertados por causa da revoluçao francesa.

Tambem fala de gente que trabalha pouco mas ganha muito e de gente que trabalha muito e ganha pouco.

By: Paulo (6ªB)
Tulio (6ªB)

Anônimo disse...

NERDONa...
para com issO....

Anônimo disse...

sem comentários

Anônimo disse...

NOSSA TEM GENTE MT RETARDADA COMENTA ALGUMA COISA QUE PRESTE, VEM O OTRO E FALA
" PEDIRAM PRA FAZER UM COMENTARIO, UM COMENTARIO"
COMENTA ALGO QUE PRESTE PELAMOR

Anônimo disse...

nós, gostamos muito e achmos que a renata teve muita criatividade !!

Anônimo disse...

Prefiro não comentar

Anônimo disse...

''Ferreiira Gullar'',é um poema que fala sobre a escravidão de uma maneira diferente....

Anônimo disse...

Gostei muito do trabalho da renata,esta poesia é muito legal.Eu também gostei da poesia do "Açucar" que a professora Elaine passou para os alunos...

Anônimo disse...

Nós achamos o poema um pouco sem graça, por que?
Ainda pergunta?
então lá vai resposta:
-
Assim ficou um pouco sem criatividade porque ele não fala dos dias de hoje entendeu agora cabeção?

Anônimo disse...

Foi um text muito interessante Renata parabens viu q continue assim esperta como e pra sempre d+ seu text

Anônimo disse...

Outra coisa ele já fala dos dias de hoje por isso que é sem criatividade


CABEÇA DE ORELHA

Anônimo disse...

gostei muito ela soube falar bem sobre o trabalho escravo ficou lindo.

Anônimo disse...

tabootabobobonãotamaistabooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

Eu gostei ficou muito bom
falando a verdade vc esplicou a vida do trabalhador q passa horas trabalhando horas e horas no sol bom ficou muito bonito de verdade e eu gostei da parte q vc falo dos escravos q nao existe mais a esvravidao por causa da revolução frncesa!!!!!!
Isadora & Ingrid ¨6ªb[

Anônimo disse...

Ficou muito legal seu trabalho Renata. Adoramos espero q seja assim sempre inspirada.

Anônimo disse...

eu achei muito criativo, e é a pura verdade da vida do trabalhador

Anônimo disse...

AE A PESSOA QUE TA FALANDO Q TA SEM GRAÇA PQ A PROFESSORA NAO ESCOLHEU O SEU PRA POR NO BLOG ?

Anônimo disse...

inveja mata né???
olha vai cata coquinho no asfalto,vai ve se vc faz melhor ...
pq minha miga fez o melhor por isso está no blog...
acho ruim???
problema é seu...
xau bjsss
e se for pra escrever merda nem escreve..