quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Divagações sobre Hipertexto

UMA LEITURA DO HIPERTEXTO

O hipertexto tem particularidades bem diferenciadas se comparado ao texto convencional, pois supera as limitações de linearidade transformando a nossa escrita unidirecional para outra multidirecional e plural, proporcionando a colaboração, construção e a reconstrução de conceitos.

O hipertexto abre um leque de opções para o consumo e produção de textos, ampliando possibilidades de produção coletiva dos textos possibilitando alterações e correções de forma colaborativa sempre estabelecendo conexões entre os conceitos.

A grande vantagem quando se elabora um hipertexto, é a possibilidade de checar referências bibliográficas, imagens, sons, gráficos, mapas e tudo que se possa ilustrar de maneira mais completa o nosso texto (hipertexto).

Quando fazemos a leitura de qualquer texto, sejam eles informativos, literários, poéticos, musicais e/ou imagéticos, automaticamente construímos mentalmente os nossos hipertextos, nossas conexões, que notadamente são influenciadas pelo nosso repertório.

O nosso pensamento não se processa de forma linear, portanto a arquitetura dos hipertextos e muito semelhante aos processos de elaboração e construção do nosso pensamento.

Uma pagina da internet é um bom exemplo de hipermídia, portanto se caracteriza por ser um documento digital com diversos blocos de texto interconectados por meio de elos (links).

Objetivando a construção do conhecimento de maneira colaborativa, o hipertexto é uma ferramenta poderosíssima, pois motiva a investigação, a pesquisa e a autonomia; não delimita o ponto de chegada (conclusão), mas valoriza o percurso, e as escolhas do nosso trajeto de leitura/construção. Como o nosso cérebro, o hipertexto e/ou hipermídia e essa grande rede de conexões onde novos caminhos são propostos e percorridos, a metáfora do homem pós-moderno.

Um comentário:

Rosi Santos disse...

Extremamente pertinente e esclarecedor o texto.Ajudará bastante aqueles que anseiam pela ampliação do conhecimento.
Rosi Santos
Itanhaém SP