sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Crepúsculo: Literatura de massa em sala de aula

Crepúsculo: Literatura de massa em sala de aula
Professora Raquel Santos Zandonadi









Sou professora de língua portuguesa daqui do Bernardino há mais de três anos e acredito ser o principal objetivo da minha disciplina a valorização da leitura, pois é com ela que os alunos ampliarão sua visão de mundo e se expressarão de maneira mais clara. Por isso sempre faço aula de leitura com os alunos, e como na escola não há exemplares suficientes para que eu trabalhe o mesmo título na sala, tenho um armário na “experimentoteca” com vários livros da biblioteca e deixo que cada aluno escolha o que quer ler. Em certo momento da aula, e nessa sala os alunos ficam lendo silenciosamente (lindos!), eu interrompo perguntando sobre a leitura, deixando quem quiser contar um pouco a respeito de seu livro.


Bom, em uma dessas aulas eu resolvi falar sobre o livro que eu estava lendo, coisa que faço sempre: enquanto eles leem eu também leio. Nesse momento estava lendo Crepúsculo, de Stephenie Meyer, obra que faz parte da saga que se tornou uma verdadeira febre entre adolescentes.


Estava lendo esse livro porque desde que comecei a trabalhar no ensino médio, minhas alunas viviam me falando de um livro sobre vampiros, para o qual eu recusava a dar credibilidade por vê-lo como “não artístico” demais. Este ano, porém, uma de minhas alunas apareceu com o livro nas mãos e me intimou a lê-lo. Tudo bem vai, pensei, como professora de literatura preciso saber o que meus alunos andam lendo. Comecei então sem nenhum entusiasmo, acreditando que faria uma espécie de leitura dinâmica para acabar mais rápido com a lição de casa. Depois dos primeiros capítulos vi que, de fato, não se tratava de uma obra artística, mas, para minha surpresa, a história me ... digamos... seduziu bastante, a ponto de me fazer ler mais de 170 páginas mesmo depois de dez horas de trabalho. Tem gente que sabe ganhar dinheiro, e admito que essa escritora sabe.


Enfim, nessa aula da 6ª série B, comecei a contar do que se tratava esse livro e alguns alunos disseram que haviam assistido ao filme e muitos se interessaram. Aproveitei esse interesse e li, na aula seguinte, o primeiro capítulo da obra para os alunos. Eles adoraram, e eu disse que se o livro fosse meu, eu o leria para eles na aula de leitura, mas precisava devolvê-lo a dona. Para minha surpresa, os alunos organizaram uma vaquinha e me pediram para comprar o livro para a turma. Agora, depois de quatro meses, estamos quase terminado. Sei que muitos alunos têm dificuldade de se concentrar na história, já que leio quase uma hora e meia por semana, na nossa aula dupla de quarta-feira. No entanto, a grande maioria gosta bastante e sei que muitos começaram a se interessar mais pelos livros.


Mesmo sendo uma pessoa que valoriza bastante os clássicos, mudei de ideia a respeito da literatura de massa depois dessa experiência e acredito que esses livros devam sim ser trabalhados em sala de aula. Já que são muito vinculados pela mídia, estão na boca do povo, e precisamos aproveitar qualquer chance de valorização da leitura. Além disso, vejo que nossos alunos chegam ao ensino médio sem bagagem literária, pois não se interessam pelos livros trabalhados na escola. Aí fica difícil fazer com que leiam os clássicos. Acredito que se tiverem lido, no ensino fundamental, pelo menos alguns desses livros considerados de massa, possam de fato ler e reconhecer o valor literário de um Machado de Assis ou, quem sabe, de um Guimarães Rosa.


30 comentários:

Getúlio Paiva disse...

Parabéns pela iniciativa professora Raquel!
Essa experiência de contadora de histórias é bem interessante, pois os alunos acabam se interessando pela leitura a partir de inúmeras publicações.
O que importa na verdade é o estímulo inicial. O que vier depois desse estímulo será lucro. Lucro pra nós professores, para a sociedade e para os proprios educandos.
Bravo!

Anônimo disse...

Neste livro eu aprendi muitas palavras difíceis de entender,e,até uma delas eu uso no meu dia-a-dia que é soslaio(olhar de lado).
Além de ter aprendido algumas palavras eu amei o romance da Bella pelo Edward e do Edward pela Bella.
Eu recomendo este livro a todos,poruqe é um romance de matar!
No começo do livro eu não entendia nada,então eu falei com a professora Raquel sobre isso e ela me recomendou baix-alo da internet e ler por 15 minutos todos os dias.Eu disse que não conseguia ler livros tão grande e a professora pediu para eu tentar.Sabe o que aconteceu?Eu estava com tanta curiosidade que li uma hora e depois acabei comprando o livro,e quando a professora lia o livro na quarta-feira,no dia seguinte eu lia o mesmo capítulo,em casa!

Juliana Ramos de Lima 6ªsérie B

Anônimo disse...

eu achei esse livro mto chato pq eu Ñ gosto desse tipo de livro. por isso q eu nem ajudei a pagar ele , por mim a professora nem lia este livro. mas mesmo ñ gostando do livro o filme foi mto bom mesmo eu assistindo metade do filme Crepúsculo. ASS: André Da Silva Santos 6ªB

Anônimo disse...

Eu gostei muito do livro .. Aprendi palavras navas e expressões novas também .. Gostei da história, apesar de muitas pessoas não terem gostado. Posso dizer que sou uma nova 'fã' dele e vou ler toda a coleçao. Sobre as aulas, eu conseguia me concentrar, além de ser um momento tranquilo da aula.
Eu ja baixei o 2ª livro, Lua Nova e estou no capítulo 6 .. Ele éh muito legal como o primeiro.

Anônimo disse...

o filme foi muito legal

Anônimo disse...

Eu gostei muito do livro .. Aprendi palavras navas e expressões novas também .. Gostei da história, apesar de muitas pessoas não terem gostado. Posso dizer que sou uma nova 'fã' dele e vou ler toda a coleçao. Sobre as aulas, eu conseguia me concentrar, além de ser um momento tranquilo da aula.
Eu ja baixei o 2ª livro, Lua Nova e estou no capítulo 6 .. Ele éh muito legal como o primeiro.

Jade Sellen Ramos Rodrigues e Eduardo Silva dos Santos 6ªB

Janny Jackson Forever disse...

Eu Tamires Matos Jardim da 6ª B da escola Bernardino, gostei muito do livro porque é uma história de romance inacreditável e muito interessante.Eu pedi o livro para a professora porque eu entendo melhor lendo, “já estou na página 216, e só faz uma semana”. Amei porque aprendi palavras novas. Eu adoro ler romance e amei esse de vampiro.

Anônimo disse...

Eu gostei muito do Crepúsculo, mais do livro e apenas um pouco dos personagens principais. De início eu achava eles maravilhosos... eles me cativaram a ouvir o livro, mas depois o lado "pamonha" do Edward e o "apaixonado" da Bella começaram a me enjuar... imagine só demoraram mais de 10 capítulos para dar o primeiro beijo!!! mas quando se beijaram, todo mundo da sala até se levantou pra aplaudir, apesar de ter sido um beijo sem graça; E sabe quando você sente aquela saga em saber do final do livro?! É viciante!! Quando você se apega aos personagens, como se você fizesse parte da história por ler o livro quase todos os dias, fiquei tão "viciada" na história que até baixei na internet o "Lua Nova", continuação do Crepúsculo, li o primeiro capitúlo, mas esperei a leitura do primeiro ser concluída. Eu indico este livro para pessoas que curtem romance e ficção.

Nathalia de Brito, aluna da 6ªB.

Anônimo disse...

Eu gostei muito do livro,aprendi muitas palavras novas.
Os personagens são muito interessante principalmente o Edward,não por ser um vampiro mas pela história que ele fala.
Teve uma parte do livro que eu adorei foi a do jogo de baseball quando James ve que a Bella está lá no meio de muitos vampiros e ele vai atrás dela é muito legal.

alexsander moraes nickel 6B

Anônimo disse...

Eu aprendi muitas palavras com esse livro . gostei porque acabei lendo alguns livros em casa ! e com esses outros livros aprendi mais palavras!


Ricardo Aparecido F. de Menezes 6ªSerie B

Anônimo disse...

Eu gostei do livro só na parte de
ação
Eu usava a aula de leitura para
ficar mais longe do espoente mais
em algumas parte eu me concentrava,
ás veses
a melhor parte da aula era mais sussegado e só
ASS:FERNANDO DOS PASSOS FELICIO
6B

Anônimo disse...

Eu adorei esse livro.
No começo eu nem me interessava, não entendia nada, contudo, fiquei vidrada no conteúdo desse livro, e aquilo ficou, ficou, eu ficava morrendo de curiosidade para saber o resto do livro, agora sou fã nº 1 da Saga Crepúsculo, baixei-a no meu computador e não me arrependi de ter feito isso, se não fosse a aula de leitura eu ia demorar muito para conhecer esse livro, então, como eu disse eu amei esse livro mesmo, amei a aula de leitura (e continuo amando), a minha parte favorita foi quando Edward e Bella se beijam na clareira <3, simplesmente amei o livro. *-*
Ass: Sara S.M.S. Cavalheiro 6ªB

Anônimo disse...

Neste livro eu aprendi palavras que incluí no meu vocabulário do dia-a-dia. E pude perceber como a nossa imaginação cria os personagens da história.
Eu gostei do livro, é emocionante penssar o que vai acontecer a cada página que passa. A maioria dos meninos da minha sala não gostaram, acharam a história melosa, pois a Bella só fala em Edward no livro inteiro.
Quando a professora estava nos ultimos capitúlos, eu até comentei pra ela que era chato acabar o livro. Também, depois de aulas e aulas escutando a história, não podia ter fim. Logo, logo, ela vai ler "Lua Nova", o segundo livro.
A única crítica que eu tenho é sobre o filme que mudou praticamente toda a história, espero que o segundo, seja melhor.

Camila Krajner, 6ª série B

Anônimo disse...

Quando a professora começou a falar do livro eu estava ansioso para começar a ouvir nas três primeiras semanas eu estava prestando atenção eu vi que o livro não era o q eu pensava,e daí os dez primeiros minutos de leitura
prestava um pouco de atenção depois eu só viajava totalmente.
Mas no final eu começei a prestar atenção pq começou a parte de ação.
Eu gostei também das aulas de leitura pq matava a lição do expoente.

nome:Bruno Junior n:6 6B

Anônimo disse...

Eu achei o livro muito interressante foi uma experiência inesquecível,nós aprendemos muitas palavras novas como:Sol a pinto, olhar de soslaio,omoplata e eu achei que foi momentos inesquecíveis na hora da leitura, apesar de me concentar poucas vezes, eu gostei do livro, por que ele é um romance com um pouco de ficção.E achei o filme totalmente diferente do livro.E aprendemos o significado da palavra CREPÚSCULO. que é os útimos instantes da luz do sol. E a cena do 1ºbeijo foi emocionante.E o recomendo o livro á todos que vão ler e gostar.
BJS!
Ingrid alexandra ferreira follmann 6ªB

Anônimo disse...

Eu admito que no começo eu aprovei a leitura do"Crepúsculo" para bolar a aula do expoente, mas eu comecei a me interessar pelo livro, achei legal ver os costumes dos americanos e conhecer novas palavras, todavia o livro começou a ficar meloso e eu me desconcentrei, mas ainda aprendi alguma coisa.

Breno gomes da Silva 6ªB nº5

Janny Jackson Forever disse...

O livro é muito legal,era um momento tranqüilo da aula.Eu que algumas partes eu viajava pra longe, mas nas partes melosas, românticas, eu prestava atenção, a historia super interessante, e inacreditavel.
A leitura começou através de um capitulo do livro e tivemos a idéia de fazer uma vaquinha para comprarmos o livro. “E valeu a pena!”


THABITA CAROLINE DA SILVA VICENTE 6ªB

Anônimo disse...

Eu gostei muito de ler esse livro porque foi uma experiência diferente; agente aprendeu muitas coisas novas como palavras; cultura americana e etc; eu achei que foi muito bom porque foi um dos momentos mais legais e calmos da aula; eu particularmente gostei e aprendi muito com o livro; achei uma experiência muito boa e espero comprar e ler, não só ele mas os outros livros e eu consegui me concentrar e aprendi muitas coisas interessantes espero que outras pessoas possam ler o livro porque é 10 vezes melhor do que o filme...

Beijos e leiam o livro *--*

Renata dos Santos Simão, aluna da 6ª série B

Anônimo disse...

No começo eu prestava atenção porque eu ficava curioso,mas depois eu resolvi assistir ao filme e perdi o interesse e comecei a não prestar atenção

Matheus Rodrigues Marques 6ªB

Anônimo disse...

Eu amei o livro Crepúsculo porque me chamou muito a atenção e eu aprendi palavras novas, eu achei a aula de leitura fascinate, porque pude aprender mais algumas coisas sobre romance, eu adorei quando Bella e Edward deram um beijo quandos eles iam para a casa dos Cullens que ela desmaiou, eu gostei muito.
Ass: Renata T.R. Costa 6ªB

Anônimo disse...

No começo eu não prestava muita atenção na aula, mas com o passar do tempo eu comecei a me interessar pelo livro, então eu assisti o filme e perdi todo o interesse.

Felipe Eduardo Queiroz Campos 6ªB

Anônimo disse...

No começo eu não prestava muita atenção na aula, mas com o passar do tempo eu comecei a me interessar pelo livro, então eu assisti o filme e perdi todo o interesse.

Felipe Eduardo Queiroz Campos 6ªB

Anônimo disse...

Bom, na minha opinião, eu gostava que a professora Raquel ficava lendo o livro só para eu não fazer a lição.
E as vezes eu prestava atenção na leitura...
Sabe porque?
Por que eu era fanática por esse filme maravilhoso,e também gostava de ver o Edward, mas nem tinha graça, porque na hora que a professora falava:
- Está chegando a hora da Bella beijar o Edward...
Meu deus, meus pêlos subiram ...
Bom Raquel,prabéns ! Se não fsse voçê, eu não ia ficar, sonhando toda hora ...Beijinhos
Thalita Monteiro 6ªB

Anônimo disse...

Eu gostei muito do livro,pois fala de amor junto com ação e aí vira uma coisa surpreendentes pois ela fica com um vampiro que ele se apaixona por ela,e tem muitos livros sobre essa história foi muito legal e eu adorei.

nome:Rafael de Jesus
data:03/11/09
séie:6B

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Ana Carolina.

eu achei o livro muito bacana, legal, divertido, engraçado, interessante, um pouco difícil de entender algumas palavras, tanto que eu aprendi muitas novas palavras.
Teve uma aula de leitura, que estavamos fazendo na experimentoteca, que a professora Raquel falou que estava lendo um livro que se chamava Crepúsculo, que era uma menina que se mudou de cidade, e conheceu um vampiro na escola, e ficou apaixonada por ele. Mas o resto do livro a professora não contou, porque naquele dia a aula tinha acabado. Aí a minha classe ficoou tão, mas tão curiosa, que resolvemos cada um contribuir com 1 real ou mais, para comprarmos o livro, e compramos.
Então a professora Raquel começou a ler para nós, mas eu estava tãi curiosa para saber oq ue iria acontecer, que comprei o livro Crepúsculo, todo dia eu lia um capítulo de tanta ansiedade, mas eu também não aguentei esperar a professora terminar o livro, para podermos assistir o filme, logo comprei o filme. Mas logo depois que a professora acabou de ler o livro, e já tinha passado o filme para nós, ficou chato, porque aquele livro que eu gostava tanto tinha acabado.

Beijos... Ana Carolina

Anônimo disse...

CREPÚSCULO






Eu gostava das aulas de leitura ,mas eu só conseguia me concentrar quando eu me sentava no lado da Professora Raquel.
Eu dei uma idéia para a professora fazer um glossário das palavras que nós aprendemos. A leitura era um momento tranqüilo da aula que naquele capitulo não estavam interessados pois ficavam jogando joguinho no celular:Seria bom também se desse tempo para a professora começar e terminar a ler o segundo livro Lua nova que o ano terminasse mas devagar para dar tempo para dar tempo ler .
Mas que eu tivesse um lugar reservado no lado da professora,claro!!

Nome: Caroline da C.Oliveira 6b

Anônimo disse...

Eu gostei do livro aprendi algumas palavras que eu nem sonhava que existia.Eu prestei mais atenção no final do livro poque eu queria saber logo o final da historia oque me prejudicou foi depois que eu assisti o filme,porque eu achava que sabia o que iria acontecer,mas com o passar do tempo vi que era tudo diferente,foi melhor para quem não assistiu e prestou mas atenção na leitura algumas pessoas tiveram idéia como fazer om glossário de palavras novas que nós aprendemos. Nós ficamos triste quando estava acabando e agora pretendemos a ler
"Lua nova"EMILY RIBEIRO RAMOS SANTOS 6B

Getúlio Paiva disse...

Apesar da sinceridade extrema dos alunos da 6ª série B, acredito que alguns alunos sejam sensibilizados para a importância da leitura não só como elemento de formação educacional como também de construção humana.Logo, logo vocês vão perceber o quão importante são esses momentos que só a escola proporciona!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Para mim que já era fã do filme, a leitura do livro Crepúscilo foi uma ótima experiência, aprendi novas palavras que agora uso no meu dia-a-dia, consegui me concentrar na leitura, e mesmo já tendo visto o filme, tive a mesma empolgação de quem não sabia a história, percebi também que o filme é muito diferente do livro, mesmo assim amei os dois, os únicos personagens que eu não gostei foram Edward e Bella, no começo eu acha que Bella devia ficar com Jacob, mais depois de ler os outros livros, acho justo que ela fique com Edward, eles se amam. Eu gostei mesmo é da Alice e do Jasper, formam um lindo casal, são perfeitos, mesmo não aparecendo muito no enrredo.

Luana Pinheiro Teixeira 6ªB